quarta-feira, 17 de março de 2010


Certo homem trabalhava em uma fábrica, distante 50 minutos de ônibus da sua casa.
No ponto seguinte, entrava uma senhora idosa que sempre se sentava junto à janela do ônibus. Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora.
A cena se repetia todos os dias, e, curioso, durante uma dessas viagens, o homem lhe perguntou o que ela jogava pela janela.
– Jogo sementes – respondeu ela.
– Sementes? Sementes de quê?
– De flores. É que eu olho para fora e a estrada é tão vazia...! Gostaria de poder viajar vendo flores coloridas por todo o caminho. Imagine como seria bom!
Dizendo isso, ela virou-se para a janela aberta e recomeçou seu trabalho. O homem desceu logo adiante, achando que aquela pobre senhora já não “batia bem das ideias”.
Algum tempo depois, no mesmo ônibus, aquele homem percebeu flores à beira da estrada. Muitas flores; uma paisagem colorida, perfumada e linda!
Lembrou-se então daquela senhora; procurou-a, mas não a encontrou. Perguntou então ao cobrador sobre ela.
– A velhinha das sementes? Pois é... ela morreu há quase um mês.
Neste mesmo instante, ouviu risos de criança, num banco mais a frente. Uma garotinha apontava pela janela, entusiasmada:
– Olha mãe, que lindo! Quantas flores! Como se chamam aquelas flores?
Foi então que entendeu o que aquela senhora havia feito. Mesmo não estando ali para ver, fez a sua parte, deixou a sua marca, a beleza para a contemplação e a felicidade das outras pessoas.
No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se junto à janela e tirou um pacotinho de sementes do bolso...

Em liderança, cada atitude é uma semente; portanto, se cada líder, seja ele familiar, corporativo, educativo, político ou religioso, der a sua parcela de contribuição, entendendo que suas ações, por mais simples que sejam, podem influenciar e impactar profundamente a vida das pessoas que estão ao seu redor, estaremos dando um grande passo para o desenvolvimento de um mundo melhor e mais sustentável.
Liderança não é o que você faz, mas o que você é, e ainda que domine todas as técnicas, teorias, estilos e modelos de liderança, se suas atitudes não fizerem diferença na vida das pessoas, das organizações e do mundo, sua jornada será infrutífera e sem sentido, pois mesmo que aprenda a atuar como um líder, se suas intenções não forem legítimas e suas atitudes verdadeiras, as pessoas não o seguirão por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário